sábado, 5 de fevereiro de 2011




Esses dias andei pensando...
Estamos passando por uma constante mudança de valores, a mulher que antes era o papel principal das cartas e da poesia, hoje é a 'potranca do funk.'
Antigamente, os romances aconteciam através de cartas, e até mesmo fugas, o homem fazia de tudo pela mulhe,r e a mulher corria todos os riscos para viver um grande amor. Mas será que era mesmo assim? Como nos filmes de época? Eu posso afirmar que SIM.
Sabe o que é mais engraçado? É que a traição rolava solta, mas o amor era muito mais intenso, muito mais verdadeiro do que hoje. O homem que planejava a fuga com a mulher era por um simples motivo, que seu maior desejo era envelhecer ao lado dela.Naquela epoca, dependendo do relacionamento, não se fazia sexo. Se fazia amor, que para mim não é a mesma coisa.
 E digo uma coisa. Sou escritora desde os meus doze anos, fanática por poesia e por romances de epoca, e ouso e desafio qualquer um que disser que a mulher naquela epoca tinha o mesmo valor que tem hoje. MENTIRA. Porque leio livros escritos da propria epoca sem alterações. A mulher brasileira já foi bossa nova.Foi o corpo da poesia, foi princesa, foi rainha, foi anjo e foi sereia. Hoje é cachorrona.

E  não culpo os homens por isso não. Parte dessa desvalorização, está na mídia e nas próprias mulheres, na corrida do dia a dia contra o peso e contra o envelhecimento. Só se é valorizado se tiver o corpo malhado e sarado para o verão. Não que isso seja ruim, afinal beleza é fundamental mesmo! Mas antes de ser bonita para os outros, se deve ser bonita para si. Antes de tudo, se sentir bem.
 Uma mulher que não tem seios por puxar um lado da família, e que decide colocar um pouco de silicone para naturalizar é ótimo para a auto estima. Mas uma mulher querer colocar mais do que o adequado para parecer "comivel", já é um desastre total. A mulher vem cada dia mais se vulgarizando. E cada dia mais exposta para humilhação.

Mas voltando ao assunto de tempos. nesses nossos grandiosos dias, venho percebendo que somos as vezes enganadas por nós mesmos. Não se percebe hoje homem interessados em casamento e filhos. Mas interessados em sexo sim, e relacionamentos curtos.
 Hoje as pessoas não querem envelhecer juntas, elas querem viver de rolos com várias pessoas. Elas são indecisas.

Já faz muito tempo que somos só um corpo. O corpo foi feito para ser degustado, e não devorado como carcaça e restos. O corpo é arte  e não deve ser exposto a qualquer um. E não tenho medo de falar. Que sou contra protituição e canais pornograficos. A mulher que deixa ser humilhada  e expõe a carne a venda, contribui ainda mais para uma sociedade onde não valemos nada. O problema é de quem trabalha com isso, a mim, pouco importa e eu só lamento mesmo. O corpo é uma coisa íntima, uma bem precioso que só vc tem e só vc pode entregar. Por isso me entristeço em saber que hoje em dia o corpo é algo facil de se conseguir por aí...Deixo claro que também não sou contra sexo no primeiro encontro, pois tudo depende do que sentir na hora. Nunca me entregaria por simples vontade de fazer, me entregaria se sentisse que estou no momento certo com a pessoa certa,e assim vale para todos.
Mas vou deixar uma coisa clara aqui, sou AGNOSTICA, então antes que achem que sou alguma religiosa fanatica, se enganaram. Sou só apenas uma escritora com uma visão diferente de valores.

Portanto flor, se vc é daquelas que ainda acredita em principe encantado. Desca da carruagem e não se deixe enganar por qualquer pessoa que chegue dizendo palavras de amor e de saudade. A sua aparencia fisica virá sempre em primeiro lugar. E seja bem vinda ao século XXI!

Mas o conselho final é ser feliz e claro, se valorizando sempre!
Abraço a meus leitores fiéis!

4 comentários:

  1. Talvez toda essa ansiedade em mostrar o corpo e buscar cada vez mais aperfeiçoar o corpo tenha sido por causa da busca pela liberdade que ocorreu ao longo do séc. XX. Na busca da auto afirmação talvez tenhamos nos esquecido nos valores principais e ficamos apenas com a parte lógica da coisa: independência, independência ao limite.

    Vce escreve muito bem! Parabéns pelo blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada babi!!!
    D fato. Essa busca pela liberdade por um lado positivo é bom e por outro lado se expos demais a ponto de se desvalorizar, as vezes, então muitas vezes o homem fica com uma determinada parceira, achando que ela não vai precisar de um carinho ou de proteção, muitos pensam que podemos nos cuidar sozinhas, e eu mesma sinto isso no meu relacionamento. Passo por problemas dificeis, mas não posso me cuidar sozinha...preciso ter alguem ali do lado pra dar aquela força ou para me defender as vezes...

    ResponderExcluir
  3. E os poucos homens que tentam ser parecidos com os de antigamente tbm sofrem...é a vida.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito Valeska! Amei tudo que escreveu!
    Concordo totalmente com seu ponto de vista.
    Faço das suas palavras as minhas tbm.
    Tá de parabéns querida ^^
    Tá se saindo uma ótima escritora!

    ResponderExcluir