domingo, 15 de janeiro de 2012



Carta ao Jornal Folha de São Paulo

CONCEITO DE EDUCAÇÃO.  Por: Valesca Rennó

Há quem diga, que o única função do professor é passar assunto.
Na verdade não. Sustento uma verdade que diz respeito que o professor tem a ensinar
matérias e VALORES. Sendo algo pouco imposto, os valores devem ser passados através de uma experiência única, é nessas horas que age o professor, mostrando um pouco do seu conhecimento de vivencia para o aluno interessado. A criança absorve melhor tudo aquilo que se passa nos primeiros anos de vida, compreendido isso numa escala de 3 á 8 anos, que são os primeiros passos da criança na escola.
Ser professor vai muito além de pedir, de ordenar. Ser professor, é brincar, interagir ao mesmo tempo em que instruir. Os primeiros anos da escola são os que os alunos necessitam de mais zelo e atenção, não só nos ensinamentos básicos como alfabeto, mas na questão dos valores éticos e morais. É sentar, apontar, dizer o que pode e o que não pode, e tentar mostrar exemplos para aqueles olhos tão vislumbrados. Não é impor a condição, é mostrar o PORQUÊ de não poder fazer ou falar algumas coisas, o conceito de bom e ruim. Porque não é sempre que um aluno virá bem instruído da sua casa. De uma coletividade totalmente despreparada, com a televisão sendo seu único ponto de foco. O papel do professor vai mais além. É mostrar a verdade, e há quem diga que professor não tem obrigação de passar valores e outros ensinamentos além daquilo que foi imposto pela direção. Tem.
É de suma importância que o aluno evolua para os próximos anos em plenas condições de se conviver e se adaptar a outros colegas e a outros tipos de comportamentos distintos, tudo isso se inclui na palavra EDUCAÇÃO. Ou seja, Prática de hábitos sociais e boas maneiras.
Reclamam de ser um trabalho mal remunerado, de fato é. Mas precisamos de pessoas que ensinam o aluno a pensar, a refletir sobre os seus atos desde pequeno, principalmente a aqueles que não vêm preparados. Alguns por sofrer maus tratos em casa, pais separados, intrigas familiares e outros problemas semelhantes. É aí que parte a minha posição com relação a isso, professor não é “pau mandado”, o papel do professor é mostrar a verdade, é oferecer mais de um caminho. Que não seja o egoísmo a pensar por si só em prioridade.
Não é dizer ao aluno que carreira deve seguir, é fazer com que ele crie a sua própria argumentação, desenvolva sua opinião para que ELE saiba o que é MELHOR e com o que ele poderá futuramente contribuir para a sociedade.
Portanto, fico indignada quando reclamam demais da profissão e do salário, é muito mais do que isso que falam e que mostram. ENSINAR é uma dádiva, é reviver.
Quem faz por onde será sempre bem recompensado. E quem não faz a profissão valer a pena pela sua dignidade, não sabe mesmo o que é ser um bom profissional.
O Brasil está tomado pelas influencias, pelas imposições, pela mídia que mostra o que quer. Precisamos de profissionais para acabar com isso, de gente competente e bem capacitada, que não vá dar aula pelo salário, mas pela dignidade da profissão, pela necessidade em mudar esse quadro da educação que está em estado de calamidade no país atual.

Valesca Rennó – Estudante da Universidade Federal de Minas Gerais, 2º Período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário